10 dicas para aumentar a vida do seu computador desktop e notebook


Você tem cuidado direitinho do seu computador desktop ou notebook? Tem mesmo? Olha lá hein! Lembre-se de que, mesmo que a tecnologia atualmente permita a criação de computadores mais seguros e resistentes, é importante tomar alguns cuidados que, com certeza farão com que eles tenham um desempenho bem melhor e durem mais. 
Assim, seu computador que já faz muito por você, poderá fazer ainda mais e você terá menos dores de cabeça para resolver problemas e defeitos. 
Confira as dicas que vão aumentar a vida do seu grande amigo cibernético:
cuidados com computador desktop e notebook


01 - Faça uma limpeza regularmente no sistema do seu computador desktop ou notebook

Limpeza lógica: você deve fazer periodicamente backup de seus dados armazenados para um disco rígido externo ou uma unidade flash portátil. Além disso, você também deve excluir todos os programas não utilizados, organizar seus ícones da área de trabalho, deixando apenas o necessário lá, o que ajudará a liberar espaço e oferece-lhe um desempenho rápido. Uma limpeza no sistema é muito importante para prolongar a vida útil do seu computador ou notebook, de modo a ser feito regularmente. Procure utilizar programas que além de eliminar arquivos desnecessários para o computador, corrijam erros no sistema.


02 - Limpeza física também é indispensável

Tanto no notebook, quanto no computador desktop, limpeza na parte externa e interna são fundamentais. Detalhe: caso não se sinta seguro para fazer uma limpeza interna, procure um técnico confiável para fazê-lo!
Escolha um local ventilado para fazer a limpeza.

Para remover poeiras na parte interna do desktop (gabinete), você pode utilizar um jato de ar. Se tiver dificuldades para enxergar, use uma lanterna. Pequenas partículas de poeira que ficam presas dentro dos slots podem causar grandes problemas. É o caso dos slots onde ficam as placas de memória. Facilmente, podem ocasionar mal contato e consequentemente impedir o computador de ligar.

Na parte externa do gabinete, evite utilizar produtos de limpeza. Use um pano macio e levemente umedecido (levemente mesmo!). Depois passe outro pano seco para remover os excessos de líquido  que tenha restado. O mesmo procedimento vale para o monitor, porém após utilizar o pano, retire o excesso com um papel absorvente. Evite fazer força durante esse processo. Isso vale para o mouse também. 
No caso do teclado, use uma escova especialmente para isso. Depois o pano úmido para retirar excessos e cotonete para tirar a sujeira que fica entre as teclas (a dicado cotonete vale principalmente para o notebook). Se você tiver um mini aspirador nessas horas ajuda muito também.
   
03 - Escolha um ótimo antivírus  para seu computador 

Usar um bom antivírus atualizado também pode contribuir muito para a vida do seu computador. Aqui estão algumas das melhores opções para seu computador: Avast! Free Antivirus 8.0, AVG Internet Security 2013, AVIRA Internet Security 2013, Bitdefender Internet Security 2013, Kingsoft Internet Security 2013, McAfee Internet Security 2013, Microsoft Security Essentials 4.2, Panda Cloud Free Antivirus 2.1.1, Trend Micro Internet Security 2013, etc.

Mesmo que você tenha sempre cuidado ao fazer downloads, pode eventualmente contrair um vírus no aparelho, que pode levar a um erro de circuito ou problema de software em seu hardware ou software do sistema. Ele também pode desacelerar as operações e desempenho do sistema.


04 - Mantenha sempre as mãos limpas 

Lavando as mãos torna a utilização do notebook ou desktop mais fácil e haverá menos risco de deixar sujeira e outras manchas no computador. Além disso, se você limpa as mãos antes de usar, você vai ajudar a reduzir o desgaste no revestimento do notebook causado pelo contato com suor e pequenas partículas, que podem agir sobre o exterior do computador debaixo de seus pulsos e dedos.


05 - Mantenha líquidos longe! 

Por mais tentador que seja beber café, refrigerante, água ou qualquer outro líquido perto do seu computador, acidentes podem acontecer muito facilmente. Como alternativa, use um copo com uma tampa sobre ele. 
Líquidos derramados podem danificar os componentes eletrônicos internos ou causar danos elétricos. Curto-circuitos podem corromper os dados ou até mesmo destruir permanentemente algumas partes. A solução é muito simples: Mantenha suas bebidas longe de seu computador. Mesmo se você tiver cuidado, alguém pode esbarrar em sua mesa ou você.


06 - Comer enquanto usa o desktop ou notebook? Nem pensar!

Aqui está um outro hábito bem comum entre a maioria dos usuários, mas que é bom evitar. Procure não comer enquanto estiver utilizando seu desktop ou notebook. As migalhas podem ir para baixo entre as teclas e fornecer um convite para pequenos bugs. As migalhas também podem danificar o circuito. Sem contar que por causa delas, a aparência também é prejudicada. 
Em questão de pouco tempo o computador, mesmo sendo um novo pode assumir uma péssima aparência por causa das migalhas, manchas e acúmulo de gordura nas teclas.


07 - Desligue o computador ou notebook sempre de forma adequada 

Antes de desligar o seu aparelho, confirme que você fechou todos os programas abertos (além de arquivos, pastas, aplicações, e o mais importante: navegadores). No caso do notebook, não feche diretamente a tampa; e se for desktop, por favor jamais desligue diretamente do estabilizador (acredite, mesmo hoje ainda conheço pessoas que as vezes fazem isso!). Até mesmo o botão de ligar do gabinete só pode ser utilizado para desligar em casos extremos de emergência. 
Desligar diretamente pelo gabinete constantemente pode prejudicar o disco rígido em pouco tempo. Além disso, evite de ficar ligando e desligando o aparelho várias vezes no dia. Uma coisa que eu aprendi é que computador foi feito para ficar ligado. Se você vai utilizá-lo por um longo período de tempo no dia, deixe-o ligado e para poupar energia, desligue só o monitor que é o componente do computador que mais consome energia.


08 - Mantenha seu computador desktop ou notebook protegidos

Para notebook, compre um bom estojo que possa protege-lo enquanto não estiver em uso ou que facilite o manuseio evitando contato direto. E mesmo estando no estojo, busque sempre guardá-lo em local confortável para evitar qualquer dano. Para o computador desktop providencie capas protetoras para o gabinete, monitor e teclado. Utilizando isso enquanto ele estiver desligado contribuirá muito para que não acumule sujeira por fora e principalmente por dentro.


09 - Cuidado com a temperatura do seu computador

Computadores não gostam de sentir muito frio ou calor, por isso precisam de sua atenção em todos os climas. Quente e frio não são apenas responsáveis sugar a vida da bateria no caso dos notebooks, mas também por danos aos componentes internos para ambos. 
Processador, placa-mãe, disco rígido e placa de memória são as principais vítimas de constantes mudanças bruscas de temperatura do computador. 
Cooler e exaustor estão aí para justamente evitar que o computador resfrie ou aqueça demais. E mantê-los livres de sujeira fará com que eles funcionem bem, garantindo uma temperatura adequada ao seu PC. E ainda assim escolha locais com temperaturas moderadas para sua máquina. Nem quente ou frio demais.


10 - Cuidado com os locais onde você utiliza seu notebook

Um bom espaço de trabalho faz você se concentrar em seu trabalho e também pode ajudar a aumentar a durabilidade do seu notebook. Evite utilizá-lo na cama. O uso repetido do notebook na cama fará com que o cooler sugue a poeira e detritos que se encontram nela, e consequentemente, podendo bloquear o ventilador no futuro. 
Além disso em diversos modelos em que o ar quente é liberado por baixo acabam tendo este retido provocando superaquecimento, e como resultado danificando peças internas. 
Se você realmente quiser utilizar seu notebook na cama, pelo menos evite o contato direto com o colchão ou travesseiro, colocando-o em cima de uma superfície dura e lisa.


cuidados computador desktop e notebook - espancando o pc

Ah, e lembre-se: um computador não tem culpa quando dá um defeito. Ele não se construiu sozinho. Então nada de violência e partir para a porrada no bichinho achando que vai resolver ok! (sim, muita gente ainda faz isso!)

cuidados computador desktop e notebook

Seguindo essas dicas, tenha certeza de que seu computador ficará muito feliz e viverá por muito mais tempo. Agora antes de ir cuidar do seu PC, diga-me: você já utilizava algumas dessas dicas? Conhece outras além destas? É só deixar um comentário ali!

Experimente também essas dicas:


10 dicas para economizar a bateria do smartphone;

Como remover vírus com o Avast! Antivírus;
Como colocar senhas em pastas e arquivos com o Winrar;
Como colocar senha nos arquivos do Word;
Como colocar senhas em pen drives e outros dispositivos de armazenamento com o BitLocker
Como fazer backup no Windows 7.

4 comentários:

  1. Sabe que tinha coisa que eu não sabia ..kkkk

    Ótima postagem, alias ótimo blog.
    Comente, sua opinião é muito importante

    http://www.analucianicolau.adv.br/index.php?Fuseaction=Informacoes&PageID=50

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Rosangela muito obrigado! Comentários assim me dão motivação para a semana toda rsrs.
      Olha, dei uma olhada na sua postagem e ela me trouxe lembranças boas do meu 6º semestre de Administração. Foi quando eu tive minha primeira disciplina voltada para Direito. De lá para cá já vieram mais duas. Atualmente estou no 8º e estou tendo Direito Empresarial e Trabalhista.

      Abraços e ótima semana pra ti. Bjs!

      Excluir
  2. ótimas dicas e ótimo blog, me ajudando a decidir entre pc e notebook e como usa-los adequadamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a intenção. Muito bom saber que foi útil para você. Boa sorte em sua compra!

      Excluir

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...