10 dicas para economizar a bateria do seu smartphone



Veja como você pode fazer para economizar (e muito) a bateria do seu smartphone, seguindo essas dicas simples e práticas.

01 - Diminua o brilho da tela

Você deve adorar ver aquela tela grande, colorida e brilhante do seu smartphone não é? Porém, o brilho é um dos maiores inimigos da bateria. Ainda mais do que qualquer outro componente do seu telefone, o display consome a vida da bateria num ritmo assustador. 


dicas para economizar a bateria do smartphone - brilho na tela
Dicas para economizar a bateria do seu smartphone

A maioria dos smartphones incluem um recurso de auto-luminosidade que ajustam automaticamente o brilho da tela de acordo com os níveis de iluminação do ambiente.


Este modo usa menos energia do que sua tela funcionando o tempo todo com brilho máximo é claro, mas, você vai obter resultados ainda melhores reduzindo o brilho da tela para o mais baixo que você puder tolerar e deixá-lo lá. Esta é uma das dicas que vai estender a vida útil da sua bateria drasticamente.


02 - Mantenha o tempo limite da tela no mínimo possível

Sob o menu de configurações da tela do seu smartphone, você deve encontrar uma opção "Tempo limite da tela", ou algo semelhante. Essa configuração controla o tempo que a tela do seu smartphone permanece acesa após o recebimento de entrada.

Cada segundo vale ouro. Tente definir o tempo limite para o menor tempo disponível. Na maioria dos telefones Android, o mínimo é de 15 segundos. Se o tempo limite da tela está definido para 2 minutos, pense em reduzir esse número para 30 segundos ou menos.


03 - Desligue o Bluetooth

Bluetooth consome energia como poucos. Quando você não estiver utilizando, desligue-o. Com isso, você pode adicionar uma hora ou mais de vida útil da bateria do seu smartphone.

04 - Pegue leve no GPS

Aqui está mais um viciado em sugar a bateria do seu smartphone: o GPS. Vários aplicativos acessam o GPS do seu telefone para fornecer serviços que vão desde encontrar restaurantes próximos a verificá-lo em redes sociais. E claro, para navegação por satélite.

Você pode proibir o acesso de alguns aplicativos para GPS do seu smartphone. Quando os instala, muitos aplicativos lhe pedem permissão para usar sua localização. 

05 - Desligue o Wi-Fi

Assim como no Bluetooth, o Wi-Fi do seu smartphone é um verdadeiro sanguessuga de bateria. Enquanto você precisar usar na sua casa ou escritório conexão Wi-Fi ao invés de 3G para acesso à internet, tudo bem. Mas não há muito ponto em deixar ligado quando não estiver utilizando. 

Desative-o e só ligue novamente quando você for realmente for usar serviços dentro do alcance de sua rede Wi-Fi. Usuários do Android podem adicionar o widget de alternância Wi-Fi para sua tela inicial para facilitar esse processo.

06 - Use o vibracall só quando realmente precisar

Por incrível que pareça, o vibracall utiliza mais energia do que o toque de um ringtone. Isso porque um ringtone só tem que fazer uma pequena membrana no alto-falante do seu smartphone vibrar o suficiente para produzir som.

Já o vibracall é um tipo de motorzinho que gira ao ser acionado e devido ao seu formato, faz com que todo o smartphone vibre. Esse processo consome bem mais energia. 

07 - Desative notificações desnecessárias

É muito comum que diversos aplicativos "fucem" a internet em busca de atualizações, notícias, mensagens e outras informações. Quando um certo aplicativo encontra algo, ele pode querer chamar sua atenção, acender a tela, exibir uma mensagem, fazer o seu LED piscar, ou fazer todos os itens acima.

É certo que você provavelmente não quer desativar as notificações sobre novas mensagens de texto ou chamadas não atendidas, mas você não precisa ser alertado o tempo todo sobre o que acontece no no seu jogo preferido, por exemplo. Desligar notificações irrelevantes vai ajudar a sua bateria durar um pouco mais.

08 - Não deixe aplicativos rodando em segundo plano

Uma característica comum dos smartphones é a capacidade de executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo, ou multitarefa. Ela também rouba muita energia, pois cada aplicativo que você usa, executa uma quota de ciclos do processador do seu Smartphone. Ao dispensar os aplicativos que você não está realmente usando, você pode reduzir drasticamente o seu consumo de energia.

09 - Modos de economia de energia do Smartphone

Dependendo do seu aparelho, você pode descobrir que o fabricante fornece recursos de economia de energia .

Habilitando este modo, ele gerencia vários recursos de consumo de energia do smartphone para você. Ele pode, por exemplo, impedir seus aplicativos de fazer atualização em segundo plano, reduzir a definição de tempo limite da tela, desativar animações na tela, ou desligar a vibração. 

Por padrão, este modo geralmente é acionado quando o nível da bateria cai para 20%, mas você pode configurá-lo para 30%. E o quanto antes o smartphone mudar para esse modo de economia de energia, mais a sua bateria irá durar.


10 - O JuiceDefender fará a diferença no seu Android


economizar a bateria do smartphone Android com JuiceDefender
JuiceDefender
Ao ajustar manualmente todas as configurações do seu telefone ao longo de um dia, você pode ser capaz de economizar algumas horas extras utilizáveis ​​de sua bateria. Mas, se essas configurações forem um incômodo para você, então experimente baixar um aplicativo que gerencia a bateria por você. 
Em smartphones Android, temos visto grandes resultados com o JuiceDefender, que alterna automaticamente entre on e off e gerencia o uso da CPU do seu smartphone para otimizar a vida da bateria.



economizar a bateria do smartphone - bateria recarregando

O que mais você pode fazer para economizar a bateria do seu smartphone:


Seu smartphone pode estar escondendo coisas de você. Reserve um momento para dar uma bela explorada nele e ver quais as ferramentas, serviços e outros recursos valem realmente a pena deixarem ativados. 
Tenho certeza de que fazendo isso você poderá descobrir outras maneiras de poupar a energia da bateria além destas encontradas aqui.

A maioria dessas dicas vai ter um impacto mínimo sobre a vida útil da bateria, mas se combinadas, elas podem fazer uma diferença enorme.


Você tem cuidado direitinho do seu desktop ou notebook? Experimente ver 10 dicas que podem fazer seu computador desktop ou notebook viverem muito mais e melhor

2 comentários:

  1. Vou testa, não aguento mais colocar o aparelho na tomada todo dia, tem dia q coloco 2x!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Deve ser realmente um incômodo não é Emanuel? Mas agora as coisas vão melhorar. Agradeço pela participação e gostaria muito de saber o resultado. Quando puder, dê uma passadinha aqui nos comentários e diga quanta diferença essas dicas fizeram para você e seu aparelho.

      Excluir

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...