11 coisas que vale a pena saber antes de comprar um computador desktop ou notebook


Comprar um novo notebook ou computador desktop pode ser um tanto confuso. Muitas pessoas acham difícil comparar preços, características, tipos de processador, entre outras coisas, para encontrar a escolha certa de acordo com as necessidades. Nessa dica, vou mostrar 11 coisas que se você souber antes de comprar um computador modelo desktop ou notebook, pode fazer muita diferença.
comprar computador desktop ou notebook
11 coisas que vale a pena saber antes de comprar um computador desktop ou notebook

Ah, e não se preocupe com os termos técnicos! No final da postagem vou explicar para você os mais relevantes tá bom? Agora vamos às dicas:


01 - Quais atividades você fará no seu novo computador?


comprar computador desktop notebook
Atividades no PC
É importante que primeiro, você considere, as tarefas que vai executar no seu computador. Se você deseja comprar um computador só para acessar a internet e utilizar alguns serviços, então pode ser melhor comprar um single core que satisfaça suas necessidades mínimas por exemplo. 

Todavia, se você precisa dele para edição de vídeos grandes e de alta qualidade, desenvolvimento de trabalhos em 3D e outras atividades profissionais, então pode ser melhor comprar um computador com sistema de multimídia de configurações superiores.

02 - O preço


comprar computador desktop notebook - preço
Preço do computador
A influência do preço de um computador está principalmente em muitas características fantásticas que você pode desejar em seu novo aparelho. Contudo, se você não tem dinheiro sobrando para pagar digamos um placa de vídeo de 1GB, então é melhor você escolher uma alternativa mais adequada as suas condições. 

Aqui vai uma dica muito simples e eficaz: quando for escolher as configurações do seu computador, pergunte a si mesmo: “Eu realmente vou precisar de um computador com todos esses recursos no meu dia a dia?”

03 - O monitor


Monitor
A maioria dos computadores desktop também incluem um monitor como parte do preço, mas em sistemas mais baratos, as empresas poupam aqui para manter o preço mais baixo possível. Para começar, um monitor de 17 ou 19 polegadas é uma boa pedida, mas se você está procurando um computador para jogar, assistir filmes ou apresentar slides, então 20 ou 21 polegadas é melhor ainda. 

Um bom monitor deve ter uma resolução de pelo menos 1280x768 (superior em monitores maiores) e um tempo de resposta de 8ms.

04 - Teclado e Mouse


comprar computador desktop ou notebook - teclado
Teclado
No caso de um teclado básico, é recomendável que você compre um com design confortável, para operar por longos e estendidos períodos de tempo, e com estilos de teclas bem posicionadas e firmes para facilitar sua digitação. Temos também os teclados multimídia, que são aqueles com algumas (ou muitas) teclas e botões multifuncionais incluídos. Por exemplo, controles de volume, várias teclas programáveis​​, desligar, dormir, etc; ou os botões de atalho para programas.  
Estes oferecem uma vantagem sobre os teclados básicos, dando-lhe mais opções de produtividade, e com preços cada vez mais em conta. Resumindo: o custo benefício em adquirir um teclado multimídia ao invés de um básico, é favorável.


comprar computador desktop ou notebook - mouse
Ops! Mouse errado rsrs
Já o mouse é o seguinte: no caso dos tradicionais (com fio), mesmo não sendo tecnologia de ponta, nunca vão esgotar bateria ou perder o sinal. Se você não se importa com fio, estes são a sua melhor aposta para a estabilidade e desempenho. Eles vêm em diferentes cores, tamanhos e preços. 

Mouses sem fio são mais adequados para notebooks. Eles são portáteis, pequenos e não há fios para ficar no caminho dos usuários. Podem ser encontrados em uma infinidade de cores, tamanhos e preços por isso é fácil encontrar um que combina com você. Não se preocupe, escolher o "ratinho" ideal não vai ser problema.


05 - HD (Disco rígido)

comprar computador desktop notebook - HD (disco rígido)
HD - Disco Rígido
Considerações a respeito do HD podem não significar muito para usuários com pouco (ou nenhum) conhecimento em Informática, no entanto, ter a quantidade certa de espaço no disco e o tipo pode ser o necessário para gerenciamento de tarefas comuns para um profissional. Um usuário comum, vai precisar simplesmente decidir entre comprar um HD de 180GB ou 512GB. Já um profissional de TI pode ter que decidir entre um drive SATA ou um SCSI.


06 - Espaço de armazenamento não é o bastante. Velocidade também é essencial


comprar computador desktop ou notebook - velocidade docomputador
Velocidade do computador
A maioria dos consumidores quer um disco rígido com bastante espaço para armazenar todas as fotos de família, músicas baixadas, filmes e jogos que pretendem comprar. No entanto, se você quer que o seu novo computador seja rápido, então aqui está um dos fatores a ser considerado  para tal: você precisa comprar armazenamento rápido.

A maioria dos computadores e notebooks com preço bem amigável vêm com discos rígidos de 5400 rotações por minuto (rpm). Um disco rígido de 5400 rpm é barato, mas não é tão ágil. Daí,aplicações como ligar ou desligar tornam-se lentas. 
Um disco rígido de 7200 rpm é mais rápido e vai fazer o seu novo computador funcionar mais rápido (geralmente a um custo ligeiramente superior).

07 - Memória RAM

comprar computador desktop notebook - memória ram
Nesse caso, é claro que para tarefas profissionais e o funcionamento de um servidor Xeon será mais necessário mais RAM do que para simplesmente usar o computador para acessar a internet por exemplo. Além do mais, o tipo de memória RAM pode importar mais do que muitas pessoas podem considerar. 

Por exemplo, atualmente não tem muitas aplicações disponíveis que podem tirar vantagens do tipo de memória RAM DDR3 para usuários comuns, portanto, pode ser melhor poupar uma grana, comprando um sistema com memória DDR2.

08 - Quanto de memória RAM?

É comum que encontremos computadores com no mínimo 2GB de memória RAM. Provavelmente será o suficiente se você só quer navegar na internet, checar e-mails e editar fotos ou músicas. Edições mais complexas de fotos ou vídeos serão mais rápidos se você tiver mais de 4GB de RAM, mas a memória extra é em grande parte um desperdício de dinheiro para o básico.

Para o caso dos notebooks, mais RAM não vai custar-lhe só o dinheiro, mas sim a vida da bateria. Toda a memória RAM do seu PC está ativa quando ele está ligado. Mesmo se seus programas estiverem usando 2.5GB de memória, cada bit de RAM estará sugando a energia da bateria. 

Quando estiver trabalhando no notebook com 8GB de RAM, por exemplo, a bateria será consumida mais rápido do que em um com 3GB. Claro, estamos, provavelmente, só falando de uma diferença de poucos minutos de vida da bateria, mas se você estiver na estrada, então creio que você vai quer a sua bateria dure o maior tempo possível.

Se você for um editor profissional de fotos/vídeos, desenvolvedor de projetos gráficos grandes ou um jogador e quer muita memória RAM, então certifique-se de comprar um computador com um processador de 64 bits e Windows 7 64-bits

Porque a versão de 32 bits do Windows não pode usar mais de 4 GB de memória do sistema (na verdade menos, graças aos gráficos), então você precisa de um sistema de 64 bits, se você pretende comprar mais de 4 GB de memória.

09 - Processador


comprar computador desktop ou notebook - processador
Processador
O processador é uma das partes mais importantes de um computador e pode fazer a diferença entre um sistema que trava constantemente e um que funciona bem. Algumas pessoas podem pensar que ir pelo preço de um processador single core ou dual core é uma boa ideia, mas eu não recomendaria nenhum desses para alguém que precisa de um computador para o uso que vai além do básico. 

Além disso, pode ser melhor comprar um Core i3 que pode custar em torno de R$ 400,00 (o processador) enquanto um Core2 Duo pode custar R$ 300,00. Para profissionais com uma demanda maior de atividades, pode ser melhor mesmo comprar um Core i5 (ou quem sabe um i7).

10 - Garantia


comprar computador desktop notebook - garantia
Garantia
Aqui está outra consideração muito importante para as pessoas que vão comprar um computador (seja ele desktop  ou notebook): adquirir um com o tipo certo de garantia de hardware é fundamental e deveria ser incondicional. Houve uma época por exemplo, em que a Sony teve de fazer um recall de vários notebooks que "torraram" por causa de problemas com a bateria. Creio que assim como eu, você também não ia gostar de um computador que serve melhor como um fogão não é?



11 - Teclados e touchpads (essa é especialmente para os notebooks)

Coisas como processadores, RAM e discos rígidos fazem uma grande diferença na performance de um comutador; mas quando se trata de notebooks há dois componentes que não são dadas a devida atenção e que são essenciais para uma boa performance do aparelho: o teclado e o touchpad.


Esses dois dispositivos de entrada são as duas coisas que você vai usar mais no seu notebook. Acredite, algum tempo depois de você comprá-lo, não vai se importar muito se o processador é meio devagar, mas você vai ganhar boas doses de stress se o teclado tiver uma péssima digitação ou o touchpad não funcionar do jeito que deveria. 
Tendo isso em vista, aqui vão alguns toques para quando for procurar por um notebook bom para você:

Para o teclado
Os melhores teclados de notebooks são aqueles com um suporte firme em baixo de toda a estrutura do teclado. Alguns notebooks possuem teclados frouxos/folgados que "dobram" ou "saltam" sob a pressão das pontas dos seus dedos enquanto você digita. 

Essas dobras não somente parecem desconfortáveis, mas de vez em quando causam erros de digitação. Dobras mais graves das teclas podem até resultar em falha do teclado o tempo todo.

Para o Touchpad
Os melhores têm uma sensibilidade mínima e atraso mínimo. Dessa forma, o ponteiro na tela se move precisamente com a ponta do seu dedo no touchpad. Touchpads maiores geralmente são bons (especialmente se você planeja utilizar gestos multitoques na superfície do touchpad). 

Os botões são tão importantes quanto. A maioria das pessoas querem botões "moles" e "macios" que não fazem um som alto do "click" toda vez que os aperta.

Vamos ver agora o significado de alguns termos que também vale a pena saber na hora da compra?

Processador

Aqui está o cérebro do computador. Também conhecido como CPU. Processadores vêm em muitas variedades diferentes. A velocidade do processador é medida em gigahertz ou GHZ. Quanto maior for o número de GHZ mais rápido o computador.
Os processadores também podem ter núcleos duplos ou quádruplos. Isto é, essencialmente, dois ou quatro processadores em um respectivamente. Quanto mais núcleos, melhor, mas também será mais caro. Pegando exemplos conhecidos e mais atuais, temos os modelos i3, i5 e i7 da Intel. 

Disco rígido (HD)

Dispositivo onde você irá armazenar todos os seus arquivos seja música, filmes ou documentos do Word. Os discos rígidos são classificados por espaço de armazenamento e velocidade. Um novo computador típico virá com um 7200 RPM SATA de 230GB. Com esse espaço, é possível por exemplo guardar milhares de fotos e músicas; porém para filmes de altíssima qualidade (HD), caberá "apenas" uma centena ou próximo disso.

Se você precisar de mais espaço, deve obter uma unidade maior ou pode comprar um disco rígido USB portátil (HD externo) para conectar ao seu computador.


Memória  RAM


Memória RAM é o que o computador usa para armazenar informações enquanto ele está ligado (manter o sistema operacional, programas abertos, etc.). Também pode ser referido como memória de acesso aleatório. As informações armazenadas na RAM são temporárias, ou seja ao desligar o PC estas informações são perdidas. O processo de gravação nas memórias RAM são mais rápidos se comparados ao da memória ROM (esta utilizada em HDs). 


Placa de vídeo


Esta é a parte do computador na qual permite que seja mostrado para você o que está sendo feito. Sem uma placa de vídeo você não seria capaz de ver o que você está fazendo em seu monitor.

Placas de vídeo diferentes têm diferentes habilidades, como a opção de usar vários monitores, ter uma saída HDMI, entre outras. Se essas habilidades são importantes para você ou não, vai depender da sua necessidade. Alguns exemplos de marcas de placa de vídeo são Geforce, MSI, Asus. 


Pronto acabou! Agora diz aí: além dessas informações, há outras que você considera na hora de comprar um desktop ou notebook? Conta pra mim!


E já que você vai comprar um computador, então que tal saber como cuidar dele para que dure muito mais? Confira 10 dicas para aumentar a vida do seu computador desktop ou notebook.

5 comentários:

  1. na votação,deu 7 a 3 pro computador desktop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Isso prova que o computador desktop ainda tem seu valor :)

      Excluir
  2. boa noite, eu estou montando um estúdio de fotografico, estou procurando um PC que, dê conta do recado e não me deixe na mão na hora H rsrsrsrsrs, pretendo instalar o Adobe Photoshop, Adobe Premiere Pro (os mais conhecidos do mercado), PDF, Kaspersky, pacote ofifce, skype.

    navegando pela net, cheguei a esses dois modelos da DELL.

    http://www.dell.com/br/p/xps-8900-desktop/pd?oc=cax8900w10he165113brp035w2&model_id=xps-8900-desktop

    http://www.dell.com/br/empresa/p/inspiron-23-5348-aio/pd?oc=cai5348w8s161615brp128m&model_id=inspiron-23-5348-aio&l=pt&s=bsd

    ResponderExcluir
  3. muito bom a postagem!
    vou já escolher o meu
    pc

    ResponderExcluir
  4. boas dicas mas continuo na duvida notbook ou computador,

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...