Como criar um currículo profissional online no LinkedIn

Já vimos aqui no blog como criar um currículo profissional no Word 2010. Agora veremos como criar um currículo profissional no LinkedIn; a rede social destinada especificamente para a comunidade empresarial. O objetivo do LinkedIn é permitir que usuários registrados estabeleçam redes de pessoas direcionadas para contatos e atividades de cunho profissional.
como criar um currículo  profissional no linkedin

Primeiro passo: criar a conta no LinkedIn

Acesse este link para  iniciar a criação da sua conta. Preencha os campos, clique em Cadastre-se agora e em seguida você irá para uma tela com algumas etapas simples onde fará o seguinte:


  • Adicionar suas informações profissionais básicas;
  • Adicione seu email. Ao clicar em continuar, surgirá a tela de login do seu email para confirmar e permitir o acesso do LinkedIn a  suas informações básicas;
  • Em seguida, terá a opção de convidar seus contatos de email para participar de sua rede de conexões no LinkedIn;
  • Você poderá compartilhar um link do perfil que acabou de criar no Facebook ou Twitter;
  • Escolha entre uma conta Basic (grátis) ou Premium (paga). Se as vantagens da conta Premium atender suas necessidades profissionais e de negócios, pode valer a pena fazer a assinatura.


O  seu currículo profissional no LinkedIn

Depois de criar a conta no LinkedIn, será mostrada uma tela de boas vindas com seu perfil. Note que à direita há uma lista de características sobre você (semelhante as que colocamos em um currículo):
Experiência;
Formação acadêmica;
Foto;
Competências e especialidades;
Detalhes.


Para adicionar informações nessas características, basta ir preenchendo os campos que surgem na parte de cima em um painel azul: 

como criar um currículo profissional no linkedin

Ao terminar, você poderá compartilhar o link do perfil atualizado no Facebook ou Twitter. Toda vez que precisar atualizar seu perfil, vá em Perfil->Editar perfil, (no menu superior).


Dicas para o seu perfil no LinkedIn que vão aumentar a eficiência do seu currículo profissional

Uma das partes mais importantes do LinkedIn é o seu perfil. É com ele que você irá se conectar com as pessoas em sua rede de conexões e é nele que serão mostradas informações sobre suas habilidades e experiências.

Um perfil profissional bem feito no LinkedIn pode aumentar a sua visibilidade online e ajudá-lo a construir a sua marca profissional atraindo assim potenciais empregadores e grandes oportunidades de negócios. 

Veja agora algumas dicas que vão ajudar a tornar o seu perfil LinkedIn um ótimo currículo online.
como criar um currículo profissional noLinkedIn

01 - É importante ter certeza de que seu perfil do LinkedIn seja completo e detalhado. Na verdade, você pode considerar o seu perfil do LinkedIn o seu currículo online. Ele deve ter todas as mesmas informações que estão em seu currículo, incluindo as suas qualificações, sua experiência e suas habilidades.

02 - Na hora de adicionar a foto, lembre-se que ela representa o seu lado profissional, portanto tente não mostrar um estilo casual ou algo que fuja do seu perfil profissional.


03 - Não se esqueça de fazer o seu perfil público. É assim que o mundo pode encontrá-lo.  

04 - Personalizar a URL do seu perfil vai ajudar a compartilhá-lo com seus contatos. Para personalizar clique em Perfil->Editar perfil e na tela seguinte do seu perfil clique em Editar, ao lado do seu link.
link do perfil do linkedin

E na próxima tela clique em "Personalizar URL de perfil público".
URL do perfil público profissional do linkedin
Em seguida digite no campo o nome de complemento da sua URL.  Dê preferência a digitar seu nome (sem espaços) ao invés de apelidos ou outros termos irrelevantes. Depois clique em Definir URL personalizada. Assim a URL ficará mais "limpa" e com uma aparência mais adequada.

05 - Experimente incluir  na seção Informações adicionais de seu perfil do LinkedIn, links para a sua empresa, seu site, seu blog, sua conta no Twitter ou a outros sites que fornecem informação profissional sobre você. 

como criar um currículo profissional no LinkedIn06 - Um dos objetivos de criar um perfil no LinkedIn , é se destacar entre muitos em busca de emprego não é? E para se destacar, você precisa diferenciar seu perfil dos muitos repetitivos que vemos por aí. E aqui está uma dica muito bem vinda: utilizar termos profissionais que podem causar um bom impacto no seu currículo. Confira  alguns:


  • Profissional inovador
  • Dinâmico
  • Capacidade de resolver problemas
  • Busca por resultados
  • Motivado
  • Habilidade de trabalho em equipe
  • Ampla experiência 
  • Firmeza nas decisões

Obs.: é claro que você vai utilizar esses termos de acordo com suas aptidões, ou seja, você não vai dizer que é melhor trabalhando em equipe quando na verdade é o contrário.

07 - Se você já fez trabalhos voluntários então aqui está uma boa oportunidade para você, pois muitos recrutadores no LinkedIn, valorizam bastante profissionais com esse tipo de experiência.


Para adicionar a experiência de trabalho voluntário no seu perfil LinkedIn, faça o seguinte:

• Clique no menu  Perfil e em seguida Editar perfil;
• Na lista de opções à direita, clique em Trabalhos voluntários e causas;
• Preencha os campos relacionados a atividade que você fez e clique em Salvar.


Dicas extras para seu currículo profissional

Faça uma  revisão geral, toda vez  que editar seu perfil, pois assim como você  faz em um currículo no Word, no LinkedIn essa regra permanece. Afinal, erros gramaticais podem comumente surgir na medida em que você adiciona informações.

Seja ativo nos grupos, pois é lá que estão grandes oportunidades de novas conexões, contatos,
recomendações para futuras atividades profissionais ou o emprego que você busca. Grupos também podem ser uma ótima forma de saber o que está acontecendo na área em que você atua. 

Adicione conexões de forma moderada, pois ao contrário de redes como o Facebook ou Twitter, o LinkedIn é uma rede centrada para contatos e relacionamentos reais voltados para uma atividade específica. 

A sugestão é de criar uma rede de conexões com pessoas que você estuda ou já estudou ou trabalha ou com profissionais confiáveis de empresas que você pretende trabalhar.

Se por algum motivo, você não quiser que alguém veja seu feed de atividades então há estas alternativas:

1ª: Desligar suas transmissões de atividade:

• Clique em: Configurações (sob seu nome no canto superior direito da página);
• Clique em: Ativar/Desativar divulgações de atividades e status (fica em Controles de privacidade)
• Desmarque a caixa: "Permita que as pessoas saibam quando você mudar seu perfil, fizer recomendações ou seguir empresas."
como criar um currículo profissional no Linkedin - privacidade

• Clique em Salvar alterações.
Fazendo isso, as  atualizações não aparecerão no seu feed.

2ª: Alterar quem pode ver seu feed de atividades (também fica em Controles de privacidade). As opções incluem:

• Todos
• Sua Rede
• Suas conexões
• Somente você


Se você alterá-lo para "Somente você", ninguém será capaz de ver as suas atualizações.


como criar um currículo profissional no linkedin

Espero que com essas dicas você consiga fazer um belo currículo profissional e lhe ajudar a conquistar seus objetivos empresariais.

Uma pequena nota importante:

Fiz essa dica pensando no dia do Administrador (09/09) e estava planejada para ser postada ontem (segunda) em comemoração a data. Porém por motivos pessoais, infelizmente isso não foi possível. 

Também peço desculpas a quem tem acompanhado as postagens, pois como de costume, toda segunda feira trago uma postagem nova. Me dedicarei cada vez mais para sempre estar atualizando o blog com dicas de informática de qualidade para vocês.

Deixo aqui, mais dicas que podem lhe interessar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...